ekar contact number sports car hire chester white & black rent a car dubai cheap car rental around me autorent dubai cheap convertible car rental hawaii cheap car rental whanganui cheap car rental newcastle airport nsw car rental cheap uk the car people dubai jvc dubai rent spain cheap car rental lets work dubai car rental requirements in dubai cheap compact car rental gold coast cheap car rental durban gtr rental dubai convertable car hire golden beach rent a car jobs in karama cheap car rental walvis bay airport cheap car rental st thomas premium cars otto car rental dubai alamo car rental dubai car hire with driver rent my car dubai mazda 6 2024 price uae cheap car rental abi

Dutogás é estratégico para evitar desperdício de gás natural, diz Abegás

Dutogás é estratégico para evitar desperdício de gás natural, diz Abegás

Ação aprovada na MP 814/17 e que aguarda votação no plenário da Câmara dos Deputados prevê a criação de um fundo para fomentar investimentos em infraestrutura essencial para o mercado de gás natural

A Associação Brasileira de Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) defende a proposta de criação do Fundo de Expansão dos Gasodutos de Transporte e Escoamento da Produção (Dutogas), uma das ações propostas na Medida Provisória 814/17, que já foi aprovada pela Comissão Mista e segue como Projeto de Lei de Conversão (PLV) nº 12/2018 para votação no plenário da Câmara dos Deputados.

Na avaliação da Abegás, se aprovado, o Dutogás terá papel estratégico para o país. “A produção de gás natural do pré-sal virá em grande parte de campos associados ao petróleo. Isto significa que, caso não se encontre uma solução para o escoamento desse volume, a alternativa para os produtores será a reinjeção desse gás até o limite técnico ou a redução da produção de petróleo. E isso consequentemente reduzirá o repasse de recursos para a União”, afirma o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon.

Caso aprovada, a nova fonte de recursos servirá para expandir gasodutos de escoamento e instalações de processamento do gás natural do pré-sal e o sistema de gasodutos de transporte e as instalações de regaseificação complementares para atender capitais de Estados e do Distrito Federal.

“Se não houver investimento em expansão da infraestrutura essencial, ao longo dos próximos dez anos, há a possibilidade de perdermos aproximadamente 60 milhões m³/dia de gás natural que não chegarão ao mercado consumidor, e, portanto, também não se reverterão em recursos para a União, tampouco para qualquer fundo – seja ele social ou de infraestrutura”, diz Salomon.

Na visão da Abegás, o gás natural é uma alternativa de transição para uma matriz energética com mais fontes renováveis e que possibilite ao Brasil atingir as metas ambientais do Acordo de Paris, do qual o País é signatário. “É fundamental, portanto, investir em infraestrutura para que o país possa monetizar esse gás natural”, complementa o presidente executivo da Abegás.

Caso a proposta seja aprovada, toda a infraestrutura construída com recursos do fundo, ao final da amortização, será um ativo da União. Esta poderá vender, licitar ou conceder a infraestrutura, mediante autorização do Poder Legislativo, e os recursos recebidos poderão retornar para o fundo ou para o Tesouro Nacional.

“Ampliar o número de agentes ofertantes de gás natural fará com que este energético possa colaborar ainda mais para elevar a competitividade da industrial nacional. Além do mais, o potencial é de geração de 15 a 30 mil novos postos de trabalho diretos por ano, sem considerar os empregos indiretos, temporários e os novos postos de trabalho dos demais elos da cadeia produtiva do setor como Exploração & Produção.

“A Abegás acredita firmemente que o incentivo à expansão da indústria do gás natural é um dos caminhos para a retomada do crescimento econômico do Brasil”, destaca Salomon.