chauffer driven dubai car rental jet car dubai rental car hire windsor car rental dxb cheap car rental aar cheap car rental cid cheap car rental paphos airport villa in al barsha for rent cadillac car hire jeep saudi arabia cheap car rental sweden cheap car rental australia one way dubai jbr car rental daily car rental sharjah bawadi mall cinema ticket price cheap car rental montevideo long car in dubai cheap car rental vienna airport dubai car rental luxury elite car rental - dubai uae to muscat by road

Em Carta Aberta, Ex-Presidente do Conselho da Eletrobras Critica a Privatização

Em Carta Aberta, Ex-Presidente do Conselho da Eletrobras Critica a Privatização

ex-presidente do conselho de administração da Eletrobras José Luiz Alquéres fez duras críticas ao processo de privatização da estatal em uma “Carta Aberta”, divulgada após o envio do projeto de lei com a modelagem da venda da empresa ao Congresso Nacional, na última sexta-feira (19).

No documento, o executivo questiona: “O que está ocorrendo neste setor crucial para economia? Ignorância…? Instinto de sobrevivência, perspectiva de lucros de uma classe de agentes ou de acionistas?”.

Ao fim de sua mensagem, o ex-presidente do conselho da estatal afirma: “Mas este não é um texto do como fazer. É apenas para dizer que não se faz coisas certas com pessoas erradas para a missão.”

 Ministro chateado

Ao ter conhecimento da carta, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse a interlocutores ter ficado chateado. “Nós deveríamos ter tratado o Alquéres melhor. Ter recebido para conversar mais…”, disse o ministro a alguns interlocutores.

As relações entre Alquéres e a família Bezerra Coelho são pessoais: ele era amigo do falecido avô e também do pai de Fernando Coelho Filho, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). O ministro fez questão de tê-lo na equipe.

“O avô materno era muito meu amigo. Já faleceu. Tenho (ou tinha) uma relação muito boa com o senador [pai do ministro] a quem considero um amigo. Naturalmente meu posicionamento neste caso da minha parte em nada afeta essa relação histórica e espero que da família também. Estou procurando defender o melhor para o Brasil, na minha visão”, disse Alquéres, por escrito.

Nove meses

Com Fernando Coelho Filho no Ministério de Minas e Energia, o ex-presidente da Eletrobras ocupou a presidência do conselho da estatal por nove meses (de julho de 2016 a abril de 2017). Foi sua terceira passagem no comando da empresa. Antes, o executivo presidiu a Eletrobras no mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e depois teve cargo no conselho da companhia durante o governo de Dilma Rousseff.

Em abril do ano passado, Alquéres pediu demissão antes da definição do modelo de privatização. Saiu tecendo críticas sobre o peso político nas nomeações para os cargos nas estatais.

“Teve a chance e não fez nada”

Para um executivo do setor elétrico que preferiu não ser identificado, José Luiz Alquéres teve a chance de fazer diferente e não fez. “Ele estava no conselho da estatal nas vésperas da edição da Medida Provisória 579, em 2012, que destruiu o valor da Eletrobras. Na ocasião, ele preferiu pedir para sair no lugar de lutar pelo bem da empresa. Agora, novamente, ele estava na presidência do Conselho e poderia ter feito diferente. Mas preferiu pedir para sair novamente do cargo”.