A Europa sem gás olha para o Brasil

A Europa sem gás olha para o Brasil

Os europeus querem aprender com o Brasil como enfrentar o período de racionamento de energia. É o que conta o consultor Luiz Augusto Barroso, da PSR Energy, que tem sido chamado para conversas com autoridades da Comissão Europeia. Há várias semelhanças entre as crises hídricas vividas pelo país em 2001 e 2021 e a escassez de gás na Europa provocada pela Rússia. Segundo Barroso, uma das dificuldades dos europeus será a coordenação da crise. Se no Brasil houve centralização de comando pelo governo federal nas conversas com os governadores, por lá, os países têm soberania, ainda que no mesmo bloco econômico.

A estratégia deve ser a mesma: redução de consumo, geração de todos os tipos de energia, incluindo termelétricas a carvão, e manutenção dos reservatórios do gás. A diferença é que, por aqui, o governo podia torcer pelas chuvas. Por lá, o gás natural só chega de navio e a oferta mundial é limitada.

Confira o artigo completo em https://oglobo.globo.com/economia/alvaro-gribel/coluna/2022/09/a-europa-sem-gas-olha-para-o-brasil.ghtml