Abertura revela um setor elétrico ainda dividido em questões pontuais

Abertura revela um setor elétrico ainda dividido em questões pontuais

Embora seja uma ideia simpática para grande parte dos agentes, a abertura do mercado é a polêmica da vez no setor elétrico. Isso se deve mais a ajustes pontuais defendidos por algumas entidades do que a contestações à liberalização em si.

O assunto ganhou destaque durante a semana, após o Ministério de Minas e Energia publicar a Portaria Normativa 50, que retira as últimas restrições para o segmento de alta tensão a partir de 2024, e abrir consulta pública com a proposta para a liberalização na baixa tensão a partir de 2026.

Para a Associação Nacional dos Consumidores de Energia, a abertura do mercado de energia elétrica é necessária para promover a competitividade dos setores industriais e de serviços e para os consumidores, mas deve ser “gradual e organizada, prevendo mecanismos de transição.”

“Uma das principais preocupações nesse sentido – que deve fazer parte da nossa contribuição à consulta pública sobre o assunto – diz respeito à revisão dos leilões de energia e as contratações já implementadas, de modo a eliminar os legados e evitar a criação de novo encargo desnecessário”, afirma Mariana Amim, diretora de Assuntos Técnicos e Regulatórios da Anace.

Confira a reportagem completa em: https://www.canalenergia.com.br/noticias/53226126/abertura-revela-um-setor-eletrico-ainda-dividido-em-questoes-pontuais