Anace pede mais transparência

Anace pede mais transparência

A falta de transparência do governo federal em alguns pontos do setor elétrico brasileiro tem sido assunto recorrente nos corredores da Associação Nacional dos Consumidores de Energia (Anace). Lúcio Reis, diretor-executivo da entidade, critica a composição do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, grupo que toma decisões vitais do desenvolvimento e andamento do segmento energético nacional.

“O acionamento das usinas térmicas, por exemplo, é decidido nas reuniões deste Comitê. E não há nem atas detalhando o que ocorre nestas reuniões. Sabemos apenas das decisões tomadas, mas não sabemos porque elas foram tomadas”, comenta Reis.
Ele explica que o despacho das usinas termelétricas impacta duramente o consumidor já que o custo de gerar energia com térmicas, sobretudo as que produzem eletricidade a partir do óleo diesel e carvão mineral, pode ser até seis vezes mais alto que o valor de geração de uma central hidrelétrica fato que impulsiona a conta de luz.
“Portanto, o ideal, seria que, neste Comitê, houvesse uma cadeira para um representante dos consumidores, nem que seja somente para ouvir as discussões”, comenta.
O diretor-executivo da Anace salienta que esta medida ampliaria a transparência e a confiabilidade das decisões tomadas pelo governo diante dos consumidores de eletricidade.
Fonte: Brasil Econômico