Aneel revoga pedido e mantém usinas da mbar com mesmo tratamento de vencedoras de leilão emergencial

  • Home
  • Noticias
  • Notícias
  • Aneel revoga pedido e mantém usinas da mbar com mesmo tratamento de vencedoras de leilão emergencial

Aneel revoga pedido e mantém usinas da mbar com mesmo tratamento de vencedoras de leilão emergencial

A diretora-geral substituta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Camila Figueiredo Bomfim Lopes, determinou à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) que as quatro termelétricas da Âmbar Energia vencedoras do leilão emergencial contra a crise hídrica (Edlux X, EPP II, EPP IV e Rio de Janeiro I) tenham o mesmo tratamento das demais usinas que venceram o certame.

Na prática, Camila desautorizou Efrain Cruz, também diretor da Aneel, que solicitou à CCEE na semana passada que flexibilizasse procedimentos relacionados ao sistema de medição e faturamento, bem como a obtenção da operação comercial e em teste.

No ofício, a diretora-geral afirmou que na decisão colegiada da Aneel que permitiu à troca das quatro usinas, que somam 343,89 megawatts (MW) de capacidade instalada, pela UTE Cuiabá – denominada Mário Covas – que também pertence à Âmbar Energia – não consta aprovação de qualquer flexibilização quanto aos requisitos mínimos a serem observados.

Confira a reportagem completa em: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/08/05/aneel-revoga-pedido-e-mantem-usinas-da-ambar-com-mesmo-tratamento-de-vencedoras-de-leilao-emergencial.ghtml