Antecipação de recursos e novos custos terão impactos nas tarifas em 2023

Antecipação de recursos e novos custos terão impactos nas tarifas em 2023

A Agência Nacional de Energia Elétrica não concluiu os estudos e as simulações sobre o cenário tarifário do ano que vem, mas já prevê um efeito do repasse antecipado de alguns recursos que ajudaram a amortecer as tarifas em 2022. Haverá impacto também da alta dos combustíveis e dos empréstimos contraídos em 2021 e 2022 para diluir despesas que teriam de ser pagas ao setor.

A autarquia vinha usando parcela dos créditos tributários disponíveis de PIS e Confins nos processos tarifários, mas foi obrigada por lei a repassar integralmente os recursos. Teve casos de distribuidoras com reajuste negativo, quando o ideal seria ter feito, no mínimo, o repasse da inflação. 

Outro ponto que preocupa a agência é a questão da Conta de Desenvolvimento Energético, que neste ano recebeu uma antecipação de R$ 5 bilhões da Eletrobras. No ano que vem, o valor resultante da privatização da empresa será reduzido a R$ 500 milhões.

Confira a reportagem: https://www.canalenergia.com.br/noticias/53226785/antecipacao-de-recursos-e-novos-custos-terao-impactos-nas-tarifas-em-2023