Baixo nível dos reservatórios do Sul faz governo manter acionamento de usinas térmicas na região

  • Home
  • Noticias
  • Notícias
  • Baixo nível dos reservatórios do Sul faz governo manter acionamento de usinas térmicas na região

Baixo nível dos reservatórios do Sul faz governo manter acionamento de usinas térmicas na região

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) decidiu, em reunião extraordinária realizada nesta quinta-feira (24), autorizar o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a manter acionadas as usinas termelétricas na região Sul.

O CMSE é presidido pelo Ministério de Minas e Energia, sendo formado por representantes do ministério, da Agência Nacional de Energia Elétrica, da Agência Nacional do Petróleo, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, da Empresa de Pesquisa Energética e Operador Nacional do Sistema Elétrico.

A energia gerada por usinas termelétricas, além de mais poluente, é mais cara que a hidrelétrica. O motivo da decisão é a permanência de condições hidrológicas desfavoráveis no Sul, o que tem acarretado uma “deterioração das condições de armazenamento dos reservatórios das bacias dos rios Iguaçu e Uruguai, com perda expressiva de geração na cascata do rio Uruguai”.

Confira o texto completo em: https://g1.globo.com/economia/crise-da-agua/noticia/2022/02/24/baixo-nivel-dos-reservatorios-do-sul-faz-governo-manter-acionamento-de-usinas-termicas-na-regiao.ghtml