Navegue Por Aqui

Conta de luz: Medida Provisória pode gerar custo extra de R$ 4,5 bi por ano e impactar tarifa por três décadas

Data: 14/09/22

Uma medida provisória (MP) aprovada pela Câmara dos Deputados no fim de agosto e em discussão no Senado pode gerar um custo extra de ao menos R$ 4,5 bilhões por ano durante três décadas nas contas de luz dos brasileiros. O cálculo consta de um documento elaborado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e obtido pelo GLOBO, que analisa os impactos do projeto. 

“A proposta trará impactos nas tarifas de todos os consumidores de energia elétrica do país e, em particular, aos consumidores das regiões Norte e Nordeste, que já possuem as maiores tarifas médias do país”, afirma a agência.

A maior parte do impacto virá da prorrogação de subsídios às fontes incentivadas (como energia eólica e solar). Esses subsídios foram criados para incentivar a expansão da matriz energética renovável do Brasil, quando os equipamentos eram caros, a tecnologia nova e havia pouco investimento no setor. Hoje, a energia eólica já representa 12,3% da capacidade de geração instalada no país, e a solar, 3%.

Confira a reportagem completa em https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2022/09/conta-de-luz-medida-pode-gerar-custo-extra-de-r-45-bi-por-ano-e-impactar-tarifa-por-tres-decadas.ghtml

Fonte: O Globo