“Corrida ao ouro” adiciona mais 1 GW de geração solar distribuída em 42 dias e atinge 9 GW

  • Home
  • Noticias
  • Notícias
  • “Corrida ao ouro” adiciona mais 1 GW de geração solar distribuída em 42 dias e atinge 9 GW

“Corrida ao ouro” adiciona mais 1 GW de geração solar distribuída em 42 dias e atinge 9 GW

Em apenas 42 dias, a capacidade instalada de geração solar distribuída cresceu 1 gigawatt (GW), “uma verdadeira corrida do ouro”, segundo o presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Guilherme Chrispim. Com o avanço, a geração própria alcançou a marca de 9 GW de sistemas instalados nesta sexta-feira, 21, o suficiente para fornecer energia elétrica para 13,5 milhões de pessoas.
Após a promulgação da Lei 14.300/2022 – marco legal da geração distribuída – projetos outorgados até 6 de janeiro de 2023 terão direito à isenção da Taxa de Uso do Sistema de Distribuição (Tusd) até dezembro de 2045. Os sistemas implementados após 6 de janeiro passarão a pagar um porcentual dessa tarifa, havendo um período de seis anos de escalonamento até atingir o valor integral.
‘O setor está no ano da corrida pelo ouro, ou melhor, da corrida para garantir a gratuidade da cobrança da Tusd até 2045. Esse fator e a perspectiva de continuidade na alta do preço da energia vão manter a atividade do nosso setor aquecida’, disse Chrispim em nota.

Confira o texto completo em: http://institucional.ae.com.br/cadernos/financeiro/?id=VS9TaWV1WnlIWHNjcFBZZURzeDI5dz09