CP da abertura do mercado é elogiada por associações

CP da abertura do mercado é elogiada por associações

A decisão do Ministério de Minas e Energia pelo início da Consulta Pública 131, que trata da contratação de energia por parte dos consumidores no mercado livre agradou as associações do setor. A proposta é que todos os consumidores na alta tensão possam optar por compra energia de qualquer supridor a partir de janeiro de 2024.

Colocando-se a favor da abertura de mercado, a Associação Nacional dos Consumidores de Energia (Anace) alerta para o entendimento da representação varejista. De acordo com Mariana Amim, diretora de Assuntos Técnicos e Regulatórios da associação, o representante não é um comercializador varejista e sim qualquer agente da CCEE que pode representar o outro, como aparece no PL 414.

Para a diretora, é compreensível a necessidade de uma representação, sem que todos os consumidores tenham que ir à CCEE, mas não que seja através de um comercializador.

“Os associados podem até migrar para um comercializador varejista, mas não porque são obrigados e sim porque são atrativos”, pontua. A associação já abordou esse tema na CP 33, por identificar uma reserva de mercado na mão de um grupo.

Confira a reportagem completa em: https://www.canalenergia.com.br/noticias/53219873/cp-da-abertura-do-mercado-e-elogiada-por-associacoes