‘Custo Congresso’ vai encarecer a conta de luz em 10% nos próximos anos, diz estudo

‘Custo Congresso’ vai encarecer a conta de luz em 10% nos próximos anos, diz estudo

O Congresso aumentou o custo da conta de luz em 10% nos próximos anos após aprovar leis que exigem contratações de energia de fontes específicas e dão subsídios ao setor elétrico. Os cálculos são do professor Edvaldo Santana, que mapeou o custo das leis aprovadas recentemente.

O mapeamento inclui exigências de contratações de térmicas a gás e a carvão mineral, energia nuclear de Angra 3 e energia renovável pelo dobro do preço de mercado. O resultado é um custo adicional total de R$ 27 bilhões por ano.

Nesse contexto, o diretor-presidente da Associação Nacional dos Consumidores de Energia (Anace), Carlos Faria, destacou os “jabutis gigantes” pendurados na lei de privatização da Eletrobras. “Soa risível, se a situação não fosse trágica, a postura de diversos parlamentares em relação às tarifas de energia: enquanto contribuem para o repasse dos jabutis bilionários aos consumidores, ameaçam as regras e a própria sustentabilidade do setor elétrico com tentativas de interferir nos processos tarifários”, afirma.   

Confira a reportagem completa em: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,custo-congresso-calculos-encarecer-conta-luz,70004074229