Fórum do Gás debate os próximos passos da abertura do mercado

Fórum do Gás debate os próximos passos da abertura do mercado

Os próximos passos para a aprovação da Lei do Gás, o PL 6407/2013, foram tema da última reunião do Fórum do Gás, no dia 28 de novembro. “Vamos alinhar as estratégias de comunicação das entidades que compõem o Fórum para atuar de forma conjunta em defesa da aprovação do texto”, conta Carlos Faria, presidente da ANACE.

O executivo relata que também ficou acordado entre as entidades agendar reuniões com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e com os Ministérios da Economia, Minas e Energia e Casa Civil para debater o apoio ao Projeto de Lei. “Sabemos que 2020 é ano eleitoral e nesses períodos a agenda do Congresso fica mais complicada; por isso tentaremos concentrar as ações no primeiro semestre”, explica Faria.

Além do PL, a reunião também debateu a necessidade de maior transparência nos preços e nos contratos de suprimento de gás natural; a contratação do gás da Bolívia; a ampliação da infraestrutura de distribuição; entre outros temas. O Fórum do Gás definiu as próximas ações com a proposta de criar uma agenda com os estados para tratar da regulação do mercado livre do insumo. A ideia é escolher unidades da federação estratégicas para iniciar a agenda.