Governo estuda leilões de energia com prazos menores

Governo estuda leilões de energia com prazos menores

O Ministério de Minas e Energia (MME) está avaliando mudanças nos leilões de contratação de energia, de modo a reduzir os prazos dos contratos. 

A questão tem sido defendida por diferentes especialistas e até mesmo por distribuidoras há tempos. A ideia é que o governo deveria rever a política de negociação de novos contratos de energia de longo prazo, evitando a criação de um legado de custos que fica para as distribuidoras quando clientes migram para o mercado livre.

Questionada se haverá alguma mudança na duração dos contratos negociados nos leilões, considerando as incertezas sobre a previsão de demanda, a assessora especial de Assuntos Econômicos do MME, Renata Rosada da Silva, disse que isso está em avaliação. “Estamos (avaliando) e com certeza vamos chegar na melhor solução”, disse, sem dar detalhes.

Mas o governo nega que o fato de as distribuidoras terem feito as declarações de demanda antes da publicação da portaria que ampliou o mercado livre tenha sido um elemento de incerteza sobre o certame da semana passada.

Confira a reportagem completa em: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/10/17/governo-estuda-leiloes-de-energia-com-prazos-menores.ghtml