Novo decreto deve manter cumulatividade de subsídios para consumidores rurais

Novo decreto deve manter cumulatividade de subsídios para consumidores rurais

Descontos acumulados serão reduzidos gradualmente, segundo proposta que está na Casa Civil .

O governo vai publicar um novo decreto mantendo a cumulatividade dos subsídios para consumidores rurais irrigantes que também tem unidade consumidora atendida em baixa tensão. Segundo o ministro de Mina e Energia, Bento Albuquerque, a decisão já foi tomada e o ato está na Casa Civil para publicação.

O fim dos descontos acumulados para consumidores rurais está previsto em decreto publicado em dezembro passado, no fim do governo Temer. O decreto determina que a cumulatividade será retirada de forma gradual, ao longo dos próximos cinco anos. “Nós procuramos resolver não só de forma integrada aqui dentro do Ministério de Minas e Energia, mas também com o governo essa questão dos subsídios para o setor rural”, informou o ministro durante café da manhã com jornalistas nesta quinta-feira, 21 de março.

O assunto foi tratado na reunião do Conselho do Governo e discutido com a ministra da Agricultura, Teresa Cristina, e com os ministro Gustavo Canuto (Integração Regional) e Paulo Guedes (Economia). As mudanças também foram discutidas com a Agência Nacional de Energia Elétrica.