O custo dos subsídios da GD

O custo dos subsídios da GD

 

A Associação Nacional dos Consumidores de Energia (ANACE) defende que, em 2021, precisaremos nos unir em prol da revisão da Resolução Normativa 482, que regulamenta a micro e minigeração distribuída. No dia 18 de fevereiro, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou a nova proposta para o Sistema de Compensação de Créditos de Energia (SCEE).

A regulamentação em vigor proporciona elevados subsídios para os que implantam usinas geradoras, que resultam em desequilíbrios nas tarifas. Aqui salientamos que quem utiliza GD acaba por pagar uma pequena parcela do gasto do uso da rede de distribuição. Esses subsídios são pagos pelos consumidores que não usam GD, afetando os orçamentos familiares e reduzindo a competitividade das empresas.

A ANACE defende uma mudança nas regras que resultem em reduções nesses subsídios, uma vez que os equipamentos de geração distribuída tiveram expressivas redução de preços nos últimos anos.

Para nós, o poder Legislativo precisa levar em consideração todas essas particularidades e buscar uma solução de equilíbrio que diminua a carga dos consumidores que não usam GD e mantenham o desenvolvimento dessa indústria.