Navegue Por Aqui

Ofensiva lobista pode colocar mais de R$ 100 bi do consumidor na conta de luz

Data: 21/11/22

A estratégia das empresas de recorrer ao Congresso em busca de benefícios, mesmo com o risco de elevar a conta de luz, ganhou impulso neste final de ano.

Tramitam simultaneamente três projetos que, se aprovados, aumentam os custos dos consumidores em mais de R$ 100 bilhões e, de quebra, criam riscos regulatórios em confrontos com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Gás, energia solar e energia eólica são os segmentos beneficiados. Cada projeto tem sua polêmica particular, mas o resultado de todos é alterar valores que serão pagos pelo consumidor de energia para atender interesses setoriais, dizem especialistas do setor.

Um dos temas em discussão é o sinal locacional dos projetos de geração. “Quem está gerando longe do local de consumo e vai demandar mais linha de transmissão precisa pagar por isso, a Aneel está certíssima”, diz Carlos Faria, diretor-presidente da Anace (Associação Nacional dos Consumidores de Energia). “O congresso quer apenas favorecer grupos de geradores eólicos e solares em prejuízo dos consumidores.”

Confira a reportagem completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/11/ofensiva-lobista-pode-colocar-mais-de-r-100-bi-na-conta-de-luz.shtml

Fonte: Folha de S. Paulo