Oferta de gás natural liquefeito triplica em 2021

Oferta de gás natural liquefeito triplica em 2021

A oferta de GNL (gás natural liquefeito) aumentou 211% no ano passado. Saiu de 8,4 para 26,1 milhões de metros cúbicos por dia. Os dados são do Ministério de Minas e Energia e da ANP (Agência Nacional de Petróleo).

Hoje, 5 terminais aquaviários recebem gás natural no estado líquido para regaseificação:

– TRBA, na Bahia;
– Pecém, no Ceará;
– Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro;
– GNA (Gás Natural Açu), no Rio de Janeiro;
– Celse, em Sergipe.

Os 3 primeiros são da Petrobras, que arrendou o terminal da Bahia para a Excelerate Energy no final do ano passado. O negócio estava previsto no acordo celebrado com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para reduzir a presença da estatal no mercado de gás. Essas unidades injetam gás natural regaseificado na malha de gasodutos de transporte.

Já os terminais da GNA e Celse estão ligados a projetos de geração de energia elétrica: as usinas GNA I e Porto de Sergipe I, inauguradas em setembro de 2021 e agosto de 2020, nessa ordem.

A entrada em operação dessas usinas e o aumento do despacho térmico em 2021, devido à crise hídrica, contribuíram para o crescimento da oferta de GNL no ano passado. Além disso, a Petrobras havia aumentado a capacidade de regaseificação no terminal da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

Confira o texto completo em: https://www.poder360.com.br/energia/oferta-de-gas-natural-liquefeito-triplica-em-2021/