Preço da energia bate recorde na Europa com impacto da seca na geração

Preço da energia bate recorde na Europa com impacto da seca na geração

Os preços de energia na Europa atingiram novos recordes na sexta-feira à medida que as empresas reduzem cada vez mais a geração de eletricidade por conta da seca e do calor.

Contratos para o próximo ano na Alemanha e na França, as maiores economias da Europa, subiram para novas máximas após a Axpo Holding da Suíça anunciar cortes em uma de suas usinas nucleares por causa das altas temperaturas da água do rio usado para resfriar os reatores. A Électricité de France também reduziu sua produção nuclear por motivo semelhante, enquanto a Uniper, na Alemanha, enfrenta dificuldades para obter carvão com uma estiagem drástica do rio Reno que limita a navegação.

A Europa sofre sua pior crise energética em décadas. Os cortes de gás russo em retaliação às sanções contra o país já impulsionavam um aumento nos preços. Agora o calor extremo levou ao mês de julho mais seco já registrado na França e ressalta o impacto que o aquecimento global pode ter sobre a infraestrutura.

Confira a reportagem completa em https://valor.globo.com/mundo/noticia/2022/08/05/preco-da-energia-bate-recorde-na-europa-com-impacto-da-seca-na-geracao.ghtml