Preços da energia no ano tendem a ficar controlados

Preços da energia no ano tendem a ficar controlados

Os preços da energia elétrica tendem a se manter comportados em 2023, com reservatórios de hidrelétricas com alto nível de armazenamento. A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) projeta que o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) médio de 2023 deve ficar no piso regulatório de R$ 69,04 por MWh.

Mas a escalada de custos da energia ainda é um ponto de atenção. Carlos Faria, diretor-presidente da Associação Nacional dos Consumidores de Energia (Anace), destacou que, embora o Congresso Nacional em diversas ocasiões tenha manifestado preocupação com o tema, os encargos setoriais – principais culpados pelo custo excessivo – têm sido cada vez mais elevados justamente por causa de mudanças determinadas pelo Poder Legislativo.

Além do maior custo, o Congresso acaba ocupando papéis que são da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o que ameaça a governança do setor, afirmou Faria.

A reportagem está disponível em: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2023/01/06/precos-da-energia-no-ano-tendem-a-ficar-controlados.ghtml