Privatização da Eletrobras: após aprovação de acionistas, entenda o projeto e veja os próximos passos

  • Home
  • Noticias
  • Notícias
  • Privatização da Eletrobras: após aprovação de acionistas, entenda o projeto e veja os próximos passos

Privatização da Eletrobras: após aprovação de acionistas, entenda o projeto e veja os próximos passos

Os acionistas da Eletrobras deram mais um passo para a privatização da companhia, maior empresa de energia elétrica da América Latina. Nesta terça-feira (22), eles autorizaram o processo em uma Assembleia Geral Extraordinária.

Com a privatização, o governo deixaria de ser o sócio majoritário da empresa. Hoje, ele detém mais de 60% desses papéis, e o objetivo é ficar com 45%. O governo pretende transformar a Eletrobras numa “corporation”, uma empresa privada sem controlador definido. Modelo semelhante foi adotado na privatização da Embraer.

A medida provisória que viabiliza a privatização da Eletrobras foi sancionada em julho do ano passado pelo presidente Jair Bolsonaro. Se concretizada, essa será a primeira estatal de controle direto da União a ser privatizada pelo governo Bolsonaro. A expectativa é que a venda do controle acionário pode render R$ 100 bilhões aos cofres públicos.

Confira o texto completo em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/02/23/privatizacao-da-eletrobras-apos-aprovacao-de-acionistas-entenda-o-projeto-e-veja-os-proximos-passos.ghtml