Privatização da Eletrobras deve custar aos consumidores US $ 13 bilhões anualmente

Privatização da Eletrobras deve custar aos consumidores US $ 13 bilhões anualmente

A privatização da Eletrobras pode custar aos consumidores brasileiros 65 bilhões de reais (US $ 12,8 bilhões) anualmente se as mudanças introduzidas pelo Congresso no projeto de capitalização forem mantidas, disse um representante da indústria.

Um terço dos custos seria decorrente da contratação obrigatória de termelétricas em locais específicos, disse Carlos Faria, presidente da associação local de consumidores de energia Anace.

O restante reflete a obrigatoriedade de contratação de pequenas centrais hidrelétricas e a renovação dos contratos do programa de incentivos de energias renováveis ​​do Proinfa, além de iniciativas como a recuperação da bacia do rio São Francisco,  também contempladas na medida provisória (MP).

“Não temos dúvidas de que a medida, tal como está, com as mudanças no Congresso, traz reajuste tarifário ao consumidor e afeta a segurança do mercado, ao reduzir a concorrência e criar reserva de mercado”, disse.

As contas de energia residencial e industrial podem aumentar 10% e 20%, respectivamente, acarretando mais inflação e aumento dos preços das necessidades básicas, segundo Faria.

“Estamos trabalhando para mostrar aos senadores a importância de tirar esses pontos do MP. Mas é uma batalha difícil porque, mesmo que voltem ao projeto original, provavelmente será modificado novamente na Câmara. ”

Guilherme Schmidt, sócio-fundador do escritório de advocacia Schmidt, Valois, Miranda, Ferreira, Agel, disse que a medida provisória foi transformada em legislação mais ampla.

“[Os legisladores] aproveitaram para inserir várias questões de caráter regulatório geral, não envolvendo apenas a capitalização da Eletrobras. O leilão [de termelétricas] pode ser feito pela MP, mas tem sido feito de forma diferente, fixando o preço, que é prerrogativa da [fiscalização] da Aneel ”, disse .

As mudanças na MP também foram criticadas por associações de energia elétrica, que calcularam um impacto potencial de 41,2 bilhões de reais, e por empresas de petróleo e gás.

A associação de petróleo e gás IBP disse recentemente que a contratação obrigatória de termelétricas a gás nos estados do Nordeste e outras regiões que não se baseie em critérios técnicos e não envolva gás natural levará ao aumento das contas de energia.

“O texto aprovado pela Câmara ameaça ampliar e estimular o uso do gás nacional, uma vez que as térmicas localizadas nas regiões indicadas pelo MP dificilmente seriam abastecidas com gás do pré-sal ou de outras bacias com grande perspectiva de crescimento, dada a distância e o custo da infraestrutura necessária para viabilizar seu consumo nas usinas ”, afirma o comunicado.

Confira a notícia completa em: https://opetroleo.com.br/privatizacao-da-eletrobras-deve-custar-aos-consumidores-us-13-bilhoes-anualmente/