Projeto Ano do Mercado Livre reunirá em 2012 diferentes segmentos do setor elétrico

Projeto Ano do Mercado Livre reunirá em 2012 diferentes segmentos do setor elétrico

Campanha feita em parceria com o Grupo CanalEnergia pretende ampliar a comunicação entre os agentes do setor, setores econômicos e a sociedade em geral
Geradores, comercializadores e grandes consumidores de energia vão trabalhar de forma articulada para inserir o mercado de curto prazo como tema relevante da pauta de discussões do setor elétrico no próximo ano. Lançado em parceria com o Grupo CanalEnergia, o projeto “2012, o ano do mercado livre” teve a adesão de nove associações empresariais do setor, que usarão o peso de sua representatividade para promover uma série de ações voltadas para a divulgação do papel desse mercado na competitividade da economia brasileira. A ideia é de que a a abertura da campanha seja feita nas dependências do Congresso Nacional.

A iniciativa terá como parceiros a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel); Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine), Associação Brasileira de Energia Eólica ( ABEEólica), Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia Elétrica (Abiape), Associação Nacional dos Consumidores de Energia (Anace), Associação Brasileira dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), Associação Brasileira de Geração Flexível (Abragef), Associação Brasileira de Geradoras Termelétricas ( Abraget) e a Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel).
Todas essas entidades farão parte de um comitê de coordenação, responsável por definir a estratégia da campanha, que tem como objetivo ampliar a comunicação com a sociedade, a indústria e o segmento comercial. Essa aproximação com diferentes segmentos se dará por meio de ações como o desenvolvimento de um website para o público em geral, com informações sobre o funcionamento do mercado livre de energia elétrica.
“O mercado livre é um importante fator de competitividade da economia brasileira. A indústria consegue isso ao fazer negociações nesse ambiente. A importância dessa campanha é mostrar a outros consumidores, que ainda não conhecem esse mercado, a importancia que ele tem”, explica o presidente-executivo da Abraceel, Reginaldo Medeiros, um dos organizadores do movimento.
Discussões relevantes sobre as grandes questões que envolvem as operações no mercado livre e seus impactos econômicos e na oferta de energia serão levantadas em eventos como o encontro internacional sobre o mercado livre em Brasilia, em workshops, em reuniões com formadores de opinião e representantes do governo, e em missões comerciais para conhecer experiências em outras partes do mundo. Cartilhas com informações tratadas de maneira didática para os consumidores, cursos para operadores de mercado, consumidores e demais interessados, além de campanha publicitaria para divulgação na mídia de uma atividade pouco familiar para a maioria da população estão entre as atividades prevista para 2012.

Responsável por dar suporte a todas essas ações, em parceria com as instituições envolvidas na organização do evento, o diretor-executivo e de jornalismo do Grupo CanalEnergia, Rodrigo Ferreira, destaca a importância da campanha para o setor. “O objetivo do CanalEnergia é divulgar e oferecer informações sobre o setor elétrico. O objetivo do Ano do Mercado Livre é dar conhecimento à sociedade em geral do que é o Mercado Livre de energia elétrica. Por isso, essa inciativa está completamente alinhada com os objetivos da nossa empresa”, afirma.

Fonte: CanalEnergia