Reservatórios cheios permitem antecipar fim da bandeira mais cara, dizem especialistas

  • Home
  • Noticias
  • Notícias
  • Reservatórios cheios permitem antecipar fim da bandeira mais cara, dizem especialistas

Reservatórios cheios permitem antecipar fim da bandeira mais cara, dizem especialistas

A volta das chuvas e o aumento do nível dos reservatórios das hidrelétricas mudaram drasticamente o cenário energético brasileiro nos últimos meses. Diminuiu o uso das térmicas e, por consequência, os preços desse mercado caíram.

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) indicou que a bandeira escassez hídrica – criada em agosto de 2021 – acabará no fim de abril, mas especialistas não descartam que o anúncio possa ser feito ainda nesta sexta-feira (25), em reunião que pode atualizar a bandeira da conta de luz.

Há apenas seis meses, o Brasil discutia o risco real de um apagão. Após a maior seca em quase 100 anos, os reservatórios das hidrelétricas caíram ao menor patamar em décadas e a capacidade de geração de energia com a água caiu rapidamente. Foram, então, ligadas as usinas térmicas que usam gás, diesel ou carvão para gerar eletricidade.

Confira o texto completo em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/reservatorios-cheios-permitem-antecipar-fim-da-bandeira-mais-cara-dizem-especialistas/