Risco do vendedor pode comprometer contratos

Risco do vendedor pode comprometer contratos

A Associação Nacional dos Consumidores de Energia (ANACE) vem acompanhando as notícias que circulam no mercado a respeito de algumas comercializadoras que não conseguirão honrar contratos de venda de energia com suas contrapartes no fechamento das operações do mês de julho/21. Esse problema ocorreu pela última vez no início de 2019 e, desde então, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) vem estudando e colocando em prática medidas para aprimorar a segurança de mercado com apoio da ANACE e outras entidades.

Mesmo com os esforços aplicados, os incidentes voltaram a acontecer neste mês. A justificativa das comercializadoras envolvidas é o fato de a crise hídrica ter pressionado os preços no mercado de curto prazo ao limite máximo. Algumas dessas empresas poderão não ter capacidade financeira para honrar os compromissos assumidos com os consumidores que contrataram energia para atendimento às suas necessidades.

A ANACE se preocupa com a possibilidade de que o incidente ocorra com outras empresas além daquelas já citadas em documento público da ANEEL. Por essa razão, a entidade orienta seus associados a sempre escolherem com cuidado seus fornecedores de energia para que não sejam prejudicados quando ocorre uma situação crítica como a que estamos enfrentando.

Orientamos que, antes de formalizar uma operação, é importante certificar-se sobre as condições em que a comercializadora está operando no mercado, a experiência dos executivos à frente da empresa, sua solidez financeira e a viabilidade das propostas apresentadas no momento da negociação.