Aneel alerta para nova corrida por subsídios no setor elétrico

Aneel alerta para nova corrida por subsídios no setor elétrico

A proposta do governo de criar um teto para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), encaminhada ao Congresso por meio da Medida Provisória 1.304/2025, pode desencadear uma nova corrida por subsídios no setor elétrico, avalia o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa.  

O texto propõe atrelar o limite ao orçamento da CDE de 2026, ainda indefinido. Em entrevista ao Valor Econômico, Feitosa alerta que a medida pode abrir espaço para que segmentos busquem ampliar benefícios custeados pela conta de luz. 

“Se, de alguma forma, se atrela o novo teto a partir do orçamento de 2026, há um grande incentivo para ampliar esse teto por meio de mais subsídios até 2026. Vejo que realmente deveríamos ter atrelado a 2025, o número já era particularmente conhecido”, afirma. “Já tivemos essa experiência e agora existe esse risco real de acontecer a mesma coisa. Espero que o Congresso Nacional, caso haja decisão de analisar a medida provisória, trate esse aspecto, que também é relevante”, acrescenta. 

Confira a íntegra da reportagem aqui