Custo de energia é um dos motivos da desindustrialização do Brasil, diz diretor da Aneel

Custo de energia é um dos motivos da desindustrialização do Brasil, diz diretor da Aneel

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, afirmou que um dos motivos da desindustrialização que o Brasil vive no momento se deve pelo alto custo da energia elétrica aos consumidores.

Segundo Feitosa, é imperativo promover uma reorganização no setor elétrico, visando evitar que alguns incentivos concedidos ao longo do tempo para setores atualmente dispensáveis não resultem em um aumento adicional nas despesas de energia aos consumidores.

“Precisaremos de uma reordenação legal e regulatória, porque temos uma capacidade de gerar energia muito competitiva e barata, mas entre a geração de energia e a tomada do consumidor, tem muita coisa que faz com que a tarifa seja muito elevada (…). Este movimento de desindustrialização do país tem que ser visto de várias perspectivas e o custo da energia elétrica seguramente é um dos fatores”, disse Feitosa.

A soma dos subsídios pagos na fatura de energia elétrica dobrou em cinco anos no Brasil. Entre 2018 e 2023, o valor acumulado por ano saltou de R$ 18,8 bilhões para R$ 37,4 bilhões. O dirigente acrescentou que é necessário rediscutir todos os subsídios que estão na tarifa de energia elétrica do consumidor sob risco da conta de luz se tornar impagável.

Confira a íntegra da reportagem em https://valor.globo.com/brasil/noticia/2024/02/19/custo-de-energia-um-dos-motivos-da-desindustrializao-do-brasil-diz-diretor-da-aneel.ghtml

Valor Econômico
19/02/24