‘É preciso ter cabeça fria para não fazer bobagem’, diz ex-diretor do ONS

‘É preciso ter cabeça fria para não fazer bobagem’, diz ex-diretor do ONS

O apagão que afetou 25 Estados e o Distrito Federal na terça-feira (15) despertou a ação de “especialistas de ocasião”. Estes realizaram diagnósticos do que aconteceu no sistema elétrico antes mesmo de um parecer do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), disse Luiz Eduardo Barata, ex-diretor-geral do órgão responsável pela gestão do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Para ele, o momento requer cautela com tais constatações, que embutem propostas que podem onerar ainda mais os consumidores de energia, e defendeu que se aguarde um parecer, ainda que prévio, por parte do ONS.

Barata criticou certos posicionamentos, classificando como “oportunismo” a ação de grupos com a intenção de aproveitar a situação de crise para fazer prevalecer interesses setoriais.

Ele ressaltou que o ONS possui técnicos capazes de analisar e apontar as causas do blecaute, mas criticou a demora do órgão em se manifestar sobre as possíveis causas do desligamento, que retirou quase 20 gigawatts (GW) de carga. Também criticou a politização de uma discussão eminentemente técnica.

Confira a íntegra da entrevista: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2023/08/17/e-preciso-ter-cabeca-fria-para-nao-fazer-bobagem-diz-ex-diretor-do-ons.ghtml

17/08/23
Valor Econômico