Energia contratada no mercado livre de longo prazo no Brasil cai 30% em 2022, diz CELA

  • Home
  • Noticias
  • Notícias
  • Energia contratada no mercado livre de longo prazo no Brasil cai 30% em 2022, diz CELA

Energia contratada no mercado livre de longo prazo no Brasil cai 30% em 2022, diz CELA

O mercado livre de energia elétrica no Brasil encerrou o ano passado com um volume menor de energia negociada em contratos de longo prazo, com as transações sendo impactadas pelo cenário de preços mais baixos e custos mais altos para o lançamento de novos projetos de geração.

Segundo estudo da consultoria Clean Energy Latin America (CELA), foram negociados 516 megawatts médios (MWmédios) em contratos de energia de longo prazo em 2022, o que representa uma queda de 30% frente aos 735 MWmédios registrados no ano anterior.

A retração do mercado já era uma tendência perceptível desde meados do ano passado, quando geradores e consumidores passaram a assimilar um cenário diferente para o setor elétrico do que se apresentava em 2021, quando um “boom” de novas contratações de longo prazo permitiu que empreendedores tirassem do papel vários novos parques renováveis.

Confira a reportagem na íntegra em: https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2023/03/15/energia-contratada-no-mercado-livre-de-longo-prazo-no-brasil-cai-30-em-2022-diz-cela.htm