Novo gasoduto de São Paulo encarece gás em sete estados, diz FGV

Novo gasoduto de São Paulo encarece gás em sete estados, diz FGV

A liberação do gasoduto Subida da Serra, para abastecer a área de concessão da Comgás, elevará o custo do gás natural em sete estados das regiões Sudeste e Sul, incluindo partes do interior paulista.

Essa é a principal conclusão de estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV) que analisa os custos de transporte do gás, que são parte da tarifa final paga pelo consumidor. Outros componentes são o custo do próprio combustível e as margens das distribuidoras de gás encanado.

O estudo conclui que o projeto “pode abrir precedentes preocupantes para o horizonte de expansão do mercado nacional liberalizado de gás natural no Brasil, permitindo a fragmentação (ilhamento) de mercados, a duplicação ineficiente de infraestruturas e a menor abertura à competição”.

Confira a íntegra da reportagem em https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2023/08/novo-gasoduto-de-sao-paulo-encarece-gas-natural-em-sete-estados-diz-fgv.shtml#:~:text=Estudo%20divulgado%20nesta%20quinta%2Dfeira,incluindo%20partes%20do%20interior%20paulista.

Folha de S. Paulo
04/08/23