Problema a menos

Problema a menos

O setor elétrico comemora o que pode ser o fim de um dos principais passivos da indústria, o da chamada conta GSF, provocado pela geração das hidrelétricas abaixo do previsto.

 

O texto aprovado pelo Congresso que facilitou a venda das distribuidoras da Eletrobras também abordou esse rombo do setor hídrico. Para se ter uma ideia, há R$ 6 bilhões em contestação na Justiça, e o número poderia chegar a R$ 13 bilhões até o final do ano.

 

As geradoras alegam que o risco hidrológico está muito elevado, acima do previsto nos modelos, porque o país enfrenta o quarto ano seguido de seca. Por isso, foram à Justiça.

 

A solução encontrada na Câmara é vista por técnicos da área como boa para todas as partes. As geradoras ganharam mais três anos de concessão, e com isso vão assumir esse passivo. Em contrapartida, irão retirar as ações. Já os consumidores e o governo ficam sem o risco de ter que assumir o prejuízo. Por ora, a judicialização continua, porque o texto ainda precisa ser aprovado no Senado, em agosto.