Setor elétrico precisa de uma reestruturação verde, diz Rosana Santos, do Instituto E+ Transição Energética

  • Home
  • Noticias
  • Notícias
  • Setor elétrico precisa de uma reestruturação verde, diz Rosana Santos, do Instituto E+ Transição Energética

Setor elétrico precisa de uma reestruturação verde, diz Rosana Santos, do Instituto E+ Transição Energética

O setor elétrico precisará reestruturar seu modelo, que se tornou uma colcha de retalhos em que cada grupo defende seus interesses e grande parte das contas recai sobre o mercado regulado.

“O que eu vi até agora foi o Legislativo fazendo as coisas de acordo com os grupos de pressão que defendem seus interesses, cada um puxando o cobertor para o seu lado, o que desotimiza completamente o planejamento, que era muito bem executado”, diz Rosana Santos, diretora-executiva do Instituto E+ Transição Energética.
Nesse contexto, seria preciso pensar em um exemplo do passado, mais precisamente em 1998, quando foi feito o Projeto de Reestruturação do Setor Elétrico (Re-SEB), que mudou o modelo estatal para o privado a partir de discussões com os agentes. Esse “Re-SEB verde” teria de reorganizar o setor tendo em vista o cenário de mudanças climáticas e a necessidade de descarbonização.

Confira a entrevista na íntegra em https://www.agenciainfra.com/blog/setor-eletrico-precisa-de-uma-reestruturacao-verde-diz-rosana-santos-do-instituto-e-transicao-energetica/

16/01/24
Agência Infra