Brasil tem potencial para aumentar em 347% a geração de energia por PCHs e CGHs

Brasil tem potencial para aumentar em 347% a geração de energia por PCHs e CGHs

O Brasil possui recursos para oferecer energia limpa e renovável, com baixa emissão de carbono, se utilizar o potencial disponível de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras de Hidráulica (CGH). Atualmente, as PCHs e CGHs somam juntas 5.560 megawatts (MW) de energia gerada, com a possibilidade de chegar a 19.328 megawatts, segundo dados da Associação Brasileira de PCHs e CGHs (Abrapch).

A provocação é do presidente da Abrapch, Paulo Arbex, para quem a modernização do setor elétrico brasileiro (SEB) é prioridade no debate sobre energia elétrica. ‘Este é o desafio da nova década, como levar a termo a necessária modernização do SEB, pós-pandemia, aliado ao crescimento das fontes renováveis, a necessidade de viabilização das PCHs no mercado, a ampliação do mercado livre, entre outros aspectos’, afirma Arbex.

Confira o texto completo em: https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2022/03/4995370-brasil-tem-potencial-para-aumentar-em-347-a-geracao-de-energia-por-pchs-e-cghs.html