Comitê de monitoramento da modernização se reúne com associações

Comitê de monitoramento da modernização se reúne com associações

Grupo vai monitorar a execução de mudanças no modelo do setor elétrico

O Ministério de Minas e Energia reuniu na última quinta-feira (12) dirigentes de 23 associações empresariais, na primeira reunião do Comitê de Implementação da Modernização do Setor Elétrico com representantes do setor. No encontro coordenado pela secretária-executiva do MME, Marisete Pereira, foram detalhadas as 15 frentes previstas no plano de ação estabelecido pelo GT de Modernização, como será o funcionamento do comitê e como as associações poderão participar do processo, que será executado ao longo de meses e até de anos.

Dentro das frentes de atuação estão 88 medidas a serem tomadas para que o processo de reestruturação do modelo comercial do setor elétrico se complete. Entre as ações que devem levar anos para serem completadas está a própria abertura do acesso ao mercado livre, que será gradual.

O comitê de implementação foi criado por portaria do ministério em 29 de outubro, com a finalidade de acompanhar as mudanças propostas para o setor. Ele deverá se reportar ao Conselho Nacional de Política Energética, com a apresentação de relatório sobre o que foi realizado e o planejamento do trabalho para os 90 dias seguintes. Além do MME, o grupo tem representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica, Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, Empresa de Pesquisa Energética e Operador Nacional Sistema Elétrico.