EPE: estudo vê oportunidades de eficiência energética na indústria

EPE: estudo vê oportunidades de eficiência energética na indústria

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) disponibilizou para o mercado mais um caderno do Projeto de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineral – Projeto META, que tem como principal objetivo contribuir para ampliar e consolidar os avanços dos setores energético e mineral brasileiros, dando apoio à competitividade e ao crescimento econômico e sustentável do país.

O caderno com a Análise da Eficiência Energética em Segmentos Industriais Selecionados traz, além de oferecer dados para a atualização da metodologia de projeção do consumo industrial brasileiro de energia, identificou oportunidades para aumentar a eficiência energética de processos industrias das cadeias de Alumínio, Celulose, Papel, Siderurgia, Cerâmica, Alimentos, Bebidas e Química.

A base de dados inclui informações de 1.167 plantas industriais dos segmentos selecionados, em 595 municípios diferentes. Ao todo, foram realizadas 138 visitas de campo. Os estudos, com início em abril de 2027, foram financiados por meio de um acordo entre o governo brasileiro e o Banco Mundial.