Risco de desabastecimento é zero

Risco de desabastecimento é zero

O risco de desabastecimento de energia continua em zero no País, de acordo com informações divulgadas ontem pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), órgão presidido pelo Ministério de Minas e Energia.

Os números consideram todos os cenários utilizados pelo órgão para monitorar o setor elétrico no País, como a série histórica de chuvas dos últimos 83 anos, a série sintética, que desdobra o histórico em 2 mil cenários artificiais e a utilização de usinas termelétricas.

Segundo nota divulgada pelo órgão, o Brasil conta com uma sobra estrutural de 12.899 MW médios para atender o consumo, que está projetado em 64.573 MW médios neste ano.

“De acordo com o Comitê, em 2016 entraram em operação 1.463 MW do total de 7.223 MW de capacidade de geração previstos para o ano, dos quais 480 MW foram incorporados desde a última reunião do CMSE. São 22 novos empreendimentos de geração”, diz o comunicado.

Em fevereiro, de acordo com o CMSE, as chuvas ficaram acima da média histórica na Região Sul (166%), e atingiram 86% da média no Sudeste/Centro-Oeste, 92% no Nordeste e 68% no Norte.

A previsão do órgão é que os reservatórios das hidrelétricas atinjam, no fim de março, 57% da capacidade do Sudeste/Centro-Oeste, 34% no Nordeste, 85% no Sul e 57% no Norte.

A nota divulgada pelo órgão menciona as decisões tomadas em reunião extraordinária do CMSE, realizada na semana passada, durante a qual o governo decidiu desligar termelétricas com custo de geração de energia acima de R$ 250 por megawatt-hora (MWh) em 1º de março e as térmicas com custo acima de R$ 211 por MWh a partir de 1º de abril.

A ação foi adotada após o nível de armazenamento dos reservatórios do Sudeste/CentroOeste atingir 50,9%.

Fonte: Jornal do Commercio 03/03/2016