Jabutis da lei de eólicas offshore equivalem a 25 anos de bandeira vermelha na conta de luz
Se o Congresso insistir nos jabutis da Lei das Eólicas Offshore, vai obrigar a conta de luz do país a embutir, por 25 anos, um custo extra equivalente ao da bandeira vermelha 2 – a mais cara, aplicada somente durante crises hídricas. A estimativa de sobrecarga no custo da energia consta de estudo realizado pela Frente Nacional de Consumidores.
Pelo forte impacto que teria no orçamento das famílias e no custo de vida, essas emendas foram vetadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quando sancionou a regulamentação em janeiro deste ano. No entanto, já há movimentos para fazer o Legislativo derrubar o veto e ressuscitar as emendas.
“Nós passamos um ano chamando a atenção dos parlamentares, principalmente dos senadores, que a aprovação daquela jabutizada iria implicar num custo adicional de R$ 550 bilhões, e surpreendentemente, a sociedade não se sensibilizou, muito menos os senadores, que aprovaram”, afirma Luiz Eduardo Barata, presidente da Frente Nacional dos Consumidores de Energia.
Confira a íntegra da reportagem aqui.
Folha de S. Paulo
16/2/25