Baterias em leilão de energia podem destravar corrida para estocar vento e sol

Baterias em leilão de energia podem destravar corrida para estocar vento e sol

A possibilidade de o governo inserir sistemas de baterias e soluções de armazenamento de energia no leilão de reserva de capacidade, previsto para 30 de agosto, gerou forte expectativa no setor e empresas já veem a possibilidade para desengavetar projetos de expansão e a adoção de novas tecnologias.

Um levantamento feito pela NewCharge mapeou mais de 50 projetos de armazenamento com baterias no Brasil, entre projetos de P&D e projetos comerciais, com capacidade instalada de aproximadamente 100 MWh.

Inicialmente o governo havia decidido limitar a contratação de potência elétrica apenas às usinas termelétricas e hidrelétricas. Contudo, existe a possibilidade de que a decisão seja revertida.

“O armazenamento de energia em baterias é uma tecnologia madura comprovada por milhares de projetos ao redor do mundo.  Temos certeza de que atenderemos os requisitos técnicos do setor elétrico brasileiro. Também estamos convencidos da nossa competitividade para o leilão de reserva de capacidade”, disse o presidente da Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia (Absae), Markus Vlasits.

Confira a íntegra da reportagem em https://valor.globo.com/empresas/noticia/2024/03/15/baterias-em-leilao-de-energia-podem-destravar-corrida-para-estocar-vento-e-sol.ghtml

Valor Econômico
15/3/24