Energia renovável vai ter subsídio de maior peso na conta de luz em 2024, diz Aneel
A subvenção a fontes renováveis de energia elétrica no Brasil vai superar a da conta de combustíveis fósseis para termelétricas em 2024 e virar o principal subsídio a pesar sobre a tarifa paga pelos consumidores brasileiros, afirmou o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa.
Segundo ele, os descontos que projetos eólicos e solares recebem para usar os sistemas de transmissão e distribuição vão chegar a R$ 11,5 bilhões neste ano, acima dos 10,7 bilhões orçados para a CCC, de combustíveis fósseis, tradicionalmente o maior subsídio da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).
A CCC subsidia os combustíveis fósseis utilizados para gerar energia nos sistemas isolados do Brasil que não recebem energia da rede do Sistema Interligado Nacional (SIN). Localizados no Norte e em regiões amazônicas, esses sistemas dependem de geração local de termelétricas mais caras e poluentes.
Confira a íntegra da reportagem em https://www.infomoney.com.br/mercados/energia-renovavel-vai-ter-subsidio-de-maior-peso-na-conta-de-luz-em-2024-diz-aneel/
Reuters
10/02/2024