Energia renovável vai ter subsídio de maior peso na conta de luz em 2024, diz Aneel

  • Home
  • Noticias
  • Notícias
  • Energia renovável vai ter subsídio de maior peso na conta de luz em 2024, diz Aneel

Energia renovável vai ter subsídio de maior peso na conta de luz em 2024, diz Aneel

A subvenção a fontes renováveis de energia elétrica no Brasil vai superar a da conta de combustíveis fósseis para termelétricas em 2024 e virar o principal subsídio a pesar sobre a tarifa paga pelos consumidores brasileiros, afirmou o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa.

Segundo ele, os descontos que projetos eólicos e solares recebem para usar os sistemas de transmissão e distribuição vão chegar a R$ 11,5 bilhões neste ano, acima dos 10,7 bilhões orçados para a CCC, de combustíveis fósseis, tradicionalmente o maior subsídio da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

A CCC subsidia os combustíveis fósseis utilizados para gerar energia nos sistemas isolados do Brasil que não recebem energia da rede do Sistema Interligado Nacional (SIN). Localizados no Norte e em regiões amazônicas, esses sistemas dependem de geração local de termelétricas mais caras e poluentes.

Confira a íntegra da reportagem em https://www.infomoney.com.br/mercados/energia-renovavel-vai-ter-subsidio-de-maior-peso-na-conta-de-luz-em-2024-diz-aneel/

Reuters
10/02/2024