Eólicas offshore: apreensão diante de jabutis

Eólicas offshore: apreensão diante de jabutis

Os consumidores estão apreensivos diante da possibilidade de o Congresso Nacional aprovar novos “jabutis” que poderão ampliar os valores das contas de luz em cerca de 7,5%, conforme estimativas da Frente Nacional dos Consumidores de Energia, da qual a ANACE faz parte. 

Dentre as seis emendas presentes no relatório que pode ir à votação na próxima semana, as mais preocupantes são as medidas favoráveis à contratação de térmicas a gás natural com baixa flexibilidade e a extensão do subsídio para a geração de energia elétrica com carvão mineral.  

No caso das térmicas a gás, a medida facilita a contratação das usinas previstas na lei que autorizou a privatização da Eletrobras. Isso porque exclui o preço-teto dos leilões de contratação dessa energia, abrindo espaço para que o valor cobrado contemple o custo de construção de gasodutos para abastecer as usinas. 

Vale lembrar que essas térmicas não só são mais caras que outras fontes disponíveis, como desnecessárias do ponto de vista da operação do sistema (que precisa de fontes mais flexíveis). 

A extensão dos subsídios ao carvão mineral também é muito preocupante, não só pelo impacto nos custos da energia, como dos seus impactos ambientais e do absurdo que seria o país continuar subsidiando uma fonte que já se mostrou economicamente inviável no país. 

Que a sensatez prevaleça e os senadores não aprovem esses absurdos!