Livre ou regulado? O desafio dos proprietários de imóveis
Proprietários de imóveis locados para instalações industriais ou comerciais com consumo de energia relativamente alto têm enfrentado dificuldades na relação com as concessionárias de distribuição no contexto do mercado livre.
O problema tem se dado quando um locatário que atua nesse mercado encerra o contrato de aluguel. A empresa proprietária do espaço muitas vezes não é agente Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e não atua como consumidora livre. Nessa situação, para manter a unidade consumidora com fornecimento de energia, teria que a retornar para o mercado regulado.
A ANACE identificou até agora dois casos de empresas proprietárias de imóveis nessas condições que estão com dificuldades. É que, nesses casos, os consumidores ficam num limbo regulatório, uma vez que, conforme os relatos apresentados, enfrentam desafios com as distribuidoras. A situação é até curiosa, tendo em vista que diversas concessionárias estão com sobras de energia contratada.
Além da CCEE, a ANACE está desenvolvendo tratativas com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e distribuidoras para encaminhar a solução de situações do tipo.
Se esse for o caso da sua empresa, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail anace@anacebrasil.org.br para verificarmos a possibilidade de também apoiá-lo na busca por uma solução.