Associações do setor elétrico elaboram documento com propostas para melhorar formação de preços de energia

  • Home
  • Noticias
  • Notícias
  • Associações do setor elétrico elaboram documento com propostas para melhorar formação de preços de energia

Associações do setor elétrico elaboram documento com propostas para melhorar formação de preços de energia

O Fórum das Associações do Setor Elétrico (Fase) apresentou a órgãos do setor de energia uma agenda de propostas de melhorias na formação dos preços de referência, a fim de ampliar a transparência na divulgação de números, informações e decisões que interferem direta ou indiretamente no processo.

Segundo o Fase, o tema tem potencial de gerar “enorme impacto na eficiência do setor e no preço final ao consumidor”. “Quanto maior a aderência do preço à realidade física da produção de energia, minimizando volatilidades artificiais e a intervenção humana, melhor será a sinalização econômica, mais eficiente será o setor elétrico e menor será a cobrança de encargos, reduzindo a conta de luz e beneficiando os consumidores”, afirmou o grupo de organizações.

Entre as propostas das associações está a divulgação de fatos relevantes à formação de preços, e a liberação de acesso a dados e plataformas de formação de preços, de forma isonômica.

Confira a reportagem na íntegra em: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/09/23/associaes-do-setor-eltrico-elaboram-documento-com-propostas-para-melhorar-formao-de-preos-de-energia.ghtml