Data Centers buscam equilibrar expansão com práticas sustentáveis

Data Centers buscam equilibrar expansão com práticas sustentáveis

A popularização do uso da nuvem resultou em um aumento na demanda por data centers maiores espalhados pelo mundo. Essas instalações abrigam a infraestrutura de tecnologia da informação e servem para armazenar e gerenciar os dados associados a esses aplicativos e serviços. 

O crescimento da demanda por estes locais – e do número de máquinas rodando para satisfazê-la – contribui para o aumento no consumo global de energia. Segundo relatório da Agência Internacional de Energia (IEA), os data centers consumiram cerca de 0,9% a 1,3% de toda a eletricidade demandada no mundo em 2021. 

Alternativas para tornar a indústria mais sustentável incluem a compra de energia de baixo carbono e de fontes renováveis, o uso de um sistema de resfriamento mais eficiente (que também economiza água), e a melhoria dos métodos de construção das instalações físicas para reduzir emissões.

Confira a reportagem completa: https://valor.globo.com/empresas/esg/noticia/2023/01/17/data-centers-buscam-equilibrar-expansao-com-praticas-sustentaveis.ghtml