ONS: Reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste devem atingir maior nível desde 2020

ONS: Reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste devem atingir maior nível desde 2020

As usinas hidrelétricas do Sudeste e do Centro-Oeste do país devem ultrapassar a metade do nível de armazenamento até julho deste ano. No cenário mais otimista, a entidade espera que este subsistema chegue a 51,4%, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Neste momento, o subsistema opera com 42,85% da capacidade disponível. Caso atinja este percentual, será a primeira vez que os níveis destes reservatórios alcançarão tal patamar desde junho de 2020, de acordo com o Operador.

Os reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste do país são responsáveis por 70% da capacidade de geração de energia por meio de fonte hídrica no Brasil. Com as intensas chuvas registradas neste início de ano, as previsões do ONS estão sendo superadas.

Atualmente, o volume do reservatório equivalente do Sistema Interligado Nacional (SIN), que engloba todos os subsistemas, apresentou 49,4%, em 31 de janeiro deste ano, e ficou 5,1% acima do previsto na primeira reunião ordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), realizada em 2022.

Confira o texto completo em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/reservatorios-do-sudeste-e-centro-oeste-devem-atingir-maior-nivel-desde-2020-preve-ons/