Setor elétrico brasileiro vive safra de jabutis

Setor elétrico brasileiro vive safra de jabutis

Com a MP 579, de 2012, foi aberto um caminho para acomodar a má regulação: cria-se um encargo novo, vire-se o consumidor. A partir de então, uma robusta safra de “jabutis” começa a tumultuar mais o setor.

Para o economista José Roberto Mendonça de Barros, nada explica melhor esse fenômeno do que os objetos estranhos incluídos na Lei da Privatização da Eletrobras. “O jabuti-rei é a obrigatoriedade da contratação de 8 GW de termoelétricas a gás natural em regiões que não têm gás, gasodutos, mercados e que são exportadores de energia!”, escreve em artigo no Estadão.

O especialista lembra que o papel da regulação não é garantir taxas extraordinárias de lucro em certos segmentos, nem viabilizar projetos de precária base econômica. Simplesmente porque o investimento em energia não é um fim em si mesmo, é para servir ao consumo das famílias e contribuir para nosso crescimento.

Confira o artigo completo em https://www.estadao.com.br/economia/setor-eletrico-brasileiro-vive-uma-robusta-safra-de-jabutis/