CCEE terá agenda de encontros com agentes para debater preço horário

CCEE terá agenda de encontros com agentes para debater preço horário

Ideia é de ter uma reunião com os agentes a cada 30 ou 45 dias, a agenda deverá ser deliberada esta semana, conforme disse a conselheira Talita Porto

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica deverá estabelecer um cronograma de eventos para abordar a evolução do preço horário que passará a vigorar em janeiro de 2021.

Esse é um dos resultados obtidos com a retomada de encontros que a entidade promoverá com o setor acerca do PLD horário. O primeiro evento ocorreu na semana passada e contou com a presença de cerca de 200 pessoas.

De acordo com a conselheira Talita Porto, a câmara já vinha promovendo esse tipo de encontro desde que começaram a rodar o preço sombra, desde o mês de abril. E agora a ideia da CCEE é de retomar a realização de fóruns com agentes a cada 30 ou 45 dias.

“Estamos trabalhando em uma agenda que é uma demanda dos agentes para que tenhamos esse cronograma de encontros”, disse a executiva. “Vamos discutir essa semana e deveremos ter em breve essa agenda”, revelou ela à Agência CanalEnergia.

Na semana passada a câmara promoveu o primeiro encontro com agentes e associações sobre a adoção do preço horário desde que ficou definido que no âmbito da CCEE entrará em vigor em janeiro de 2021. A conselheira relatou que esse tipo de evento tem como base o tripé de transparência, reprodutibilidade e previsibilidade para o setor elétrico. E que esse fórum terá a partir de agora uma regularidade de encontros até a entrada em vigor do modelo Dessem em âmbito comercial.

O presidente do Conselho de Administração, Rui Altieri, abriu o encontro abordando temas sobre o futuro da comercialização, ocasião em que destacou as realizações da CCEE, estratégias e desafios para evolução do mercado de energia. Em seguida, a conselheira Roseane Santos apresentou a proposta orçamentária da instituição para 2020, observando que as proposições privilegiaram iniciativas e projetos orientados para melhorar as operações e gerar valor para o negócio dos agentes, com a priorização de pedidos realizados à entidade.

O próximo encontro já tem data marcada, será no próximo dia 30 de setembro. Segundo a CCEE, os agentes participarão de reunião de interação no auditório da sede da câmara para discutir a mesma pauta. Já a proposta orçamentária será deliberada em assembleia geral a ser realizada em outubro.