Consumidor pode pagar a conta da Covid-19

Consumidor pode pagar a conta da Covid-19

No dia 8 deste mês, o Governo Federal publicou a Medida Provisória 950, que estabelece ações emergenciais para mitigar o efeito da crise causada pela pandemia da Covid-19 – entre elas, conceder um empréstimo para auxiliar as distribuidoras de energia elétrica. O custo da ajuda, que será concedida pelo BNDES, será pago pelos consumidores por meio da tarifa de energia.

A Associação Nacional dos Consumidores de Energia (ANACE) destaca que, mais uma vez, os impasses do setor elétrico são empurrados para a conta de luz do consumidor – uma solução injusta, que blinda os agentes enquanto penaliza pessoas e empresa cujos fluxos de caixa já foram impactados pela crise econômica decorrente do combate ao vírus. “É preciso criar medidas mais equilibradas, pois o consumidor acaba sempre pagando a conta”, critica Carlos Faria, diretor-presidente da ANACE.

O executivo lembra que a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) aumentou 24% no último ano por conta de uma série de pagamentos de subsídios e custos para cobrir problemas do setor elétrico que incidem na tarifa de energia.