Governo do RS passa controle da Sulgás para empresa privada

Governo do RS passa controle da Sulgás para empresa privada

O governo do Rio Grande do Sul repassou, nesta segunda-feira (3), o controle da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) para a empresa Compass Gás & Energia. O ato foi realizado no Palácio Piratini, sede do Executivo, em Porto Alegre.

A estatal responsável pela comercialização e distribuição de gás natural canalizado foi privatizada em outubro de 2021. A empresa, que faz parte do grupo Cosan, foi a única a participar do leilão e arrematou 51% das ações da Sulgás sob posse do governo do RS por R$ 927,8 milhões. Os 49% restantes são da Petrobras. Contudo, a própria Compass tem participação na holding Gaspetro, dona das ações.

“É uma soma, uma troca. Não tem grandes mudanças. O que a gente quer, realmente, é a continuidade desta gestão que está fazendo aqui um excelente trabalho”, disse Nelson Roseira Gomes Neto, CEO da Compass.

Em 2020, a estatal obteve lucro líquido de R$ 79,4 milhões. O governador Eduardo Leite (PSDB) defendeu a privatização da companhia, como forma de melhorar a prestação do serviço.

Confira o texto completo em: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2022/01/03/governo-do-rs-passa-controle-da-sulgas-para-empresa-privada.ghtml