Agência internacional divulga ações para recuperação do setor de energia

Agência internacional divulga ações para recuperação do setor de energia

A Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) apresentou o Plano de Recuperação Sustentável para o setor de energia com 30 ações que envolvem o investimento de US$ 1 trilhão nos próximos três anos para recuperação da economia após o impacto da crise do Covid-19.

Esse montante representaria 0,7% do Produto Interno Bruno (PIB) mundial, incluindo gastos públicos e finanças privadas que seriam mobilizadas por políticas do governo.

O plano foi desenvolvimento em cooperação com o Fundo Monetário Internacional (FMI) com ações no período de 2021 a 2023, e que podem, anualmente, elevar o crescimento da economia mundial em 1.1 ponto percentual, além de gerar cerca de 9 milhões de empregos e reduzir em 4,5 bilhões as emissões de gases de efeito estufa relacionadas ao setor de energia.

Também listado como benefício em decorrência da aplicação das medidas, está a redução de 5% da poluição do ar e o acesso à eletricidade a quase 270 milhões de pessoas.

O levantamento da agência internacional mostra, ainda, que em 2019 a indústria de energia empregou mais de 40 milhões de pessoas. No entanto, três milhões dessas novas vagas foram ou serão perdidas em função da crises do Covid-19.

As vagas que seriam perdidas poderiam ser criadas com aumento do trabalho em edifícios relacionadas à eficiência energética no setor de energia, especialmente, em redes e renováveis.

Também na análise está indicado que os investimentos no setor de energia reduziram 20% em 2020, gerando preocupação quanto às questões de segurança e transição energética.