Após Aneel negar pedido de adiamento, distribuidoras pagam R$ 5 bi em encargos
As distribuidoras de energia realizaram pagamento de cerca de R$ 5,3 bilhões em encargos destinados às empresas geradoras de energia, principalmente as usinas termelétricas. O repasse foi feito após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) negar o pedido das companhias de adiar o pagamento até a liberação dos recursos do novo socorro financeiro ao setor elétrico devido à crise hídrica, autorizado por meio de Medida Provisória (MP).
“As distribuidoras fizeram mais um esforço para manutenção de pagamento para a cadeia do setor elétrico, mesmo não tendo recebido os recursos correspondentes”, afirmou o presidente da Associação de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee).
Conforme informou o Broadcast Energia (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), o pedido foi apresentado à agência reguladora sob argumento de que as empresas operam em situação financeira crítica decorrente de medidas adotadas pelo governo para evitar um racionamento, além de apagões.
Confira o texto completo em: https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2022/01/06/apos-aneel-negar-pedido-de-adiamento-distribuidoras-pagam-r-5-bi-em-encargos.htm